domingo, 1 de setembro de 2013

Mega Igreja ou Igreja Católica - Taylor Marshall

M
ega igreja. Duas jovens raparigas. Ambas tinham deixado a Igreja Católica. Ambas iam agora a "mega igrejas". Tivemos uma boa conversa juntos. Queria perceber as suas razões para deixarem a Igreja Católica por uma mega igreja.
megachurches
Lakewood Megachurch de Joel Osteen, 43500 pessoas por semana
Eu estava no banco e, de alguma forma, comecei uma conversa espiritual com duas executivas hispânicas que trabalhavam lá.

Porquê a mega igreja?

Quando perguntei porque é que tinham trocado a Igreja Católica pela mega igreja elas deram-me uma série de razões:
  1. “A minha nova igreja tem uma aplicação de iPhone. Posso ir ao meu iPhone e obter estudos da Bíblia, sermões (vídeo e áudio). Quando viajo posso continuar a ver o sermão, ao vivo ou mais tarde. Sinto que faço parte da comunidade."
  2. "A pregação é dinâmica e fala à minha vida. Encontro conselhos práticos."
  3. "Sentia-me julgada na Igreja Católica."
  4. "As pessoas não eram simpáticas ou hospitaleiras na Igreja Católica. A primeira vez que fui à minha nova igreja fui bem recebida por tantas pessoas..."
  5. "A minha nova igreja tem aulas e cursos que são interessante e ajudam."
  6. "A música é melhor."
  7. "Na Igreja Católica usam imensas palavras que eu não percebia."
  8. "As pessoas rezam umas pelas outras e conhecem-se (na mega igreja)."
Ainda que as duas raparigas não me tenham dito explicitamente, eu via que estavam muito orgulhosas das suas novas igrejas. Também conseguia ver nelas alguma surpresa por eu ser tão "espiritual" e ainda assim estar muito entusiasmado com ser Católico. Elas assumiam que as pessoas que "são in" estavam a deixar o Catolicismo para um acordo maior e melhor.
Também lhes perguntei do que é que elas sentiam falta sobre ser Católico. Elas deram duas respostas:
  1. “Não há cruzes na minha nova igreja. Eu sei que faz algumas pessoas sentirem-se desconfortáveis, mas quem me dera que tivessem cruzes.
  2. “O que é que vou fazer quando morrer?” Ambas não sabiam se iam ou não receber alguma coisa como os últimos sacramentos na mega igreja.

Então e a Eucaristia?

Perguntei a ambas sobre a Eucaristia: “Não sentem falta da Eucaristia?
A pergunta nem as fez piscar os olhos. “Ah, nós ainda temos a comunhão. Eles passam pequenas bolachas e taças de sumo. Eu prefiro mais isto porque pensava que beber de uma única taça era nojento. Espalha os germes.
“Mas na Igreja Católica,” disse eu, “nós acreditamos que a Eucaristia são o Corpo e o Sangue reais de Jesus?”
Bem podia ter dito, “Não sabem que há marcianos no meu bolso de trás.” Elas não sabiam que a Igreja Católica ensinava isto. Não faziam ideia.

O Problema

Isto, meus irmãos e irmãs, é o núcleo do problema. Estas raparigas foram educadas como Católicas mas não sabiam da Eucaristia. Elas não sabiam que a Eucaristia é Deus. Não compreendiam que a Sagrada Eucaristia é o centro da tradição Católica.
Portanto quando comparavam as nossas músicas Católicas pop-rock e os sermões chatos com produções musicais excelentes e sermões extremamente bem preparados por pregadores profissionais... onde é que iriam?
Se elas acreditassem que a Sagrada Eucaristia é verdadeiramente o Senhor Jesus Cristo, então teriam ficado. Esta é a tarefa da Nova Evangelização, se é que vai haver uma. Conseguimos comunicar o mistério da Eucaristia? Se falharmos nisso, todos vão deixar a casa. 
PS: Não estou a sugerir que ter a Sagrada Eucaristia é uma desculpa para música má, más vestes, má arquitectura e maus sermões. A Eucaristia é como o diamante precioso. Merece condições de platina... e não de plástico. Não podemos dizer, “Bem, nós temos a Eucaristia - portanto és obrigado a ficar e a ter uma experiência miserável em cada Domingo.” Não podemos manter os sacramentos reféns da mediocridade.
PPS: Com mil milhões de pessoas, a Igreja Católica é a verdadeira mega igreja!
pope visit
Papa Francisco no Rio de Janeiro, 3 milhões de pessoas


blogger

Sem comentários: